Você. a cada dia mais bela!

CurtaCurta

terça-feira, 29 de abril de 2008

Dicas Para Suas Sobrancelhas

Para aparar as sobrancelhas, basta pentear para cima e cortar os pelos que estiverem muito compridos com uma tesourinha.

Para descobrir o lugar exato onde suas sobrancelhas devem começar e terminar olhe-se no espelho e coloque um lápis na lateral do nariz, o ponto onde o lápis encostar indica onde é o começo das sobrancelhas. A seguir coloque o lápis no canto onde termina o olho; ali está onde a sobrancelha deve terminar.

Você também pode fazer o seguinte: A partir da base do seu nariz, trace duas linhas imaginárias. Uma sobe em linha reta, passando pelo lado interno do olho; a outra parte na diagonal e passa pelo canto externo do olho. O espaço entre as linhas é o tamanho ideal da sua sobrancelha.

Procure fazer as sobrancelhas logo depois do banho, assim, os poros estarão abertos com o vapor e os pelos sairão mais facilmente e com menos dor. E tire apenas os pelos que crescem pelas pálpebras e os que crescem entre as sobrancelhas, estes deixam a fisionomia pesada.

As sobrancelhas podem ser escovadas com um mini-pente, usando-se um pouco de gel ou rímel incolor para fixá-las.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Dicas Para Suas Unhas

Use óleo de amêndoas, é excelente para hidratar, amaciar e proteger as cutículas e a pele em volta das unhas.
Não corte as cutículas, elas protegem as unhas de infecções e micoses. O correto e aplicar um hidratante nas unhas, deixá-las de molho e depois empurrar as cutículas com uma espátula.

O jeito certo de passar esmalte é começando pelo centro, e depois partir para as laterais da unha. Para aumentar a durabilidade passe uma base incolor antes de aplicar o esmalte final. É preferível passar duas camadas finas do que uma grossa.
Nunca use acetona, pois ela resseca as unhas, dê preferência aos removedores de esmalte oleosos.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Dicas Para o Corpo

Para evitar a oleosidade e a flacidez, (temos que começar a se cuidar cedo) você deve sempre tomar banho MORNO, por que a água QUENTE deixa a pele seca. Prefira não ressecar, use sabonetes de glicerina, ou mesmo aqueles de bebe, que são mais suaves e não agridem a pele. E não use o sabonete em excesso.

A bucha vegetal e ótima para remover as células mortas, mas não esfregue com forca, e faca isso apenas 2 vezes por semana, para não irritar a pele.

Quando for usar desodorante, passe-o na pele SECA, a umidade compromete a eficácia do produto. Enxugue bem os pés para evitar odores. Troque as meias de nylon pelas de algodão! No verão então, deixe o nylon às moscas.

Quando for usar tintura para os cabelos, proteja a pele em volta das orelhas, a testa e a nuca com vaselina, para não manchar a pele.

Para a pele do rosto, limpe bem os poros, ferva uma panela de água e adicione chá de camomila, isso abre os poros e facilita a limpeza.

Quando for aplicar creme no rosto, não use o dedo, use uma espátula, para evitar a contaminação do produto.

Para evitar a oleosidade excessiva, use compressas de chá de camomila gelada no rosto, aplique 2 vezes ao dia pelo menos! É tiro e queda, porque a camomila é adstringente. E antes de passar a maquiagem, e bom passar adstringente, porque combate o excesso de óleo e evita que a maquiagem "derreta".

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Dicas Para Seus Cabelos

..:: Seu Tipo de Cabelo ::..

Cabelos Secos: Falta de brilho, aspecto seco ou ressecado desde a raiz até as pontas. Geralmente são cabelos armados, volumosos e de toque mais áspero. Costumam, também, ser mais difíceis de pentear e sem balanço.

Cabelos Oleosos: São gordurosos, pesados, sem volume, geralmente finos. Têm brilho que, às vezes, é decorrente do excesso de óleo existente no couro cabeludo.

Cabelos Normais: Aparência muito saudável. São cabelos brilhantes, com vida, balanço e volume. Não apresentam os problemas do cabelo oleoso ou seco.

Cabelos Mistos: Os fios são oleosos na raiz e normais nas pontas; ou ainda normais na raiz e secos nas pontas. Atualmente este é um tipo de cabelo bastante comum.


..:: Realce os Pontos ::..

Se você não tem mechas, pode criar um efeito incrível sobre as pontas, utilizando duas cores diferentes. Basta aplicar uma cor mais clara de tinta desde a raíz até as pontas. Depois, aplique uma cor mais escura nas pontas, usando os dedos.
..:: Brinque com a Cor ::..
Se você é morena, experimente os tons vermelhos, se você é ruiva, experimente os castanhos. Veja-se com uma aparência diferente. Brincar com a cor é uma forma de se expressar!

..:: Outras Dicas Legais ::..

Na lavagem, remova muito bem o xampu e o condicionador. Se ficarem resíduos, os fios pesam e o corte não aparece.
Fique de olho na maneira como o cabeleireiro modela os fios depois do corte e tire todas as suas dúvidas na hora. Pergunte como secar, como usar os modeladores e como fazer a escova. Você está pagando e merece sair de lá satisfeita.
Caso resolva fazer tintura, mechas, reflexos ou luzes, fique esperta. Você terá que mudar todo o seu arsenal de produtos para os cabelos, do xampu ao modelador.
Quando for desembaraçar os cabelos, divida-o em mechas, e desembarace mecha por mecha, do meio ao final e depois penteie próximo a raiz. Evite desembaraçar debaixo do chuveiro, por que molhado o cabelo é mais frágil.
Sem essa de que cabelo liso e oleoso não precisa de condicionador! Ele é necessário para fechar as escamas do cabelo, que foram abertas pelo xampu. Mas use um adequado para o seu tipo de cabelo.
Use henna neutra se quiser aumentar o volume, e para diminuir, prenda o cabelo úmido com uma touca caseira, (aquelas meias de nylon). Um óleo a base de silicone, aplicado nas pontas dos fios também deixa os cabelos menos volumosos.
Escovas arredondadas são melhores para dar forma aos cabelos; as de diâmetro maior alisam, as estreitas dão volume. Escovas de cerdas unidas são mais indicadas para cabelos lisos, as de cerdas separadas para cabelos crespos. Será que você estava usando a certa?
Quando for fazer escova, faça com os cabelos úmidos, e não molhados, a escova sai melhor. O ideal é cortar as pontas de 30 em 30 dias, os cabelos crescem cerca de 1cm por mês. Mas se você quiser deixar o cabelo crescer, pode cortar com menor freqüência, de 3 em 3 meses.
Depois de sair do seu banho de praia, lavar os cabelos com água doce, shampoo e condicionador normalmente, pegue uma bombinha de água, e borrife água de coco por todo o cabelo... isso vai tirar os efeitos danosos da água salgada e maresia e nutrir o seu cabelo.
Um dos motivos da caspa e a oleosidade do cabelo masculino é a testosterona (hormonio masculino). Uma maneira de controlar esses efeitos é usar produtos para limpeza profunda do couro cabeludo, não lavar o cabelo com água muito quente, pois aumenta a oleosidade, e evitar pentear ou escovar os fios com força, para não alastrar os fungos por toda a cabeça.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Ativos da Beleza

Não há beleza que escape dos efeitos do envelhecimento
e dos males da vida moderna. Todo cuidado é bem-vindo!

Retinol

O retinol é a forma pura da vitamina A, e pode ser encontrada em alimentos de origem animal (leite, ovos, fígado), vegetais verde-escuros e frutas amarelas. Controla a ação dos radicais livres, estimulando a produção e a regeneração das sínteses de colágeno e elastina, que dão sustentação à pele. Ameniza as rugas, linhas de expressão e outros sinais de envelhecimento causados pela ação do sol, como as manchas senis. Se for usado com freqüência, as células demoram a envelhecer, deixando a pele do rosto renovada. O ativo pode se apresentar sob variadas formas, entre elas o ácido retinóico e o palmitato de retinila. Hoje, a maioria das fórmulas e cremes de retinol tem ação anti-rugas. Em alguns casos, o ativo pode irritar levemente a pele. Caso isso ocorra, o produto deve ser associado a um hidratante.

Vitamina C

Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C, apesar de ser vital para a saúde, porque atua no sistema imunológico, não é produzida pelo corpo. É preciso repor esta vitamina constantemente, seja pela alimentação, seja pelo uso de suplementos alimentares ou em cremes para a pele. Ela também estimula a síntese e a produção de melanina, clareando as manchas. Em combinação com a vitamina E, protege a pele contra os danos dos raios ultravioletas e da poluição.

Chá Verde

O chá verde é um velho conhecido da medicina chinesa que revitaliza e equilibra as funções do aparelho digestivo, proporcionando um melhor aproveitamento dos alimentos. Existem dezenas de novos produtos cosméticos explorando os benefícios desta planta. Também, não é para menos: a Camellia Sinensis, nome botânico da planta, apresenta como substâncias ativas os polifenóis, catequinas e cafeína, substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores, por exemplo. Ele tem ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce. Clareia, protege e firma a pele. Age também como regulador da oleosidade no couro cabeludo, prevenindo a queda.

DMAE

O dimetilaminoetanol ou DMAE, substância presente na sardinha, no salmão e na anchova, é um dos ingredientes mais recentes da indústria de cosméticos. Diferente da maioria dos cremes antiflacidez - que atuam apenas nas camadas superficiais da pele - o DMAE atua no músculo, melhorando o tônus e a elasticidade dos tecidos. Ele aumenta a acetilcolina, substância produzida pelo organismo, responsável pela estrutura das fibras musculares, fazendo com que os músculos fiquem firmes.

Ouro

As substâncias que contêm ouro são utilizadas há muitos anos. Ótimas para hidratar a pele, porque são mineralizadoras, melhoram também o equilíbrio estrutural das células. Por isso conseguem fazer um bom trabalho para acabar com a celulite e gorduras localizadas. O ouro é encontrado nos cremes anticelulite e nas máscaras faciais para hidratação profunda.

Soja

Cremes à base de soja podem ser a solução de um problema antigo que incomoda especialmente as mulheres: as rugas. Estudos em quatro centros de pesquisa, que avaliaram o produto em aproximadamente 200 mulheres nos Estados Unidos e na África do Sul, apresentaram resultados entre 4 e 12 semanas após o início do uso do creme. Segundo os médicos, houve melhora na elasticidade, na pigmentação e ainda na textura da pele. A soja contém uma substância semelhante ao estrógeno, o hormônio feminino. Ela aumenta a produção de colágeno e elastina. De acordo com as pesquisas, a síntese de colágeno foi elevada em 60%.

Chocolate

A utilização do chocolate em tratamentos de beleza não é novidade. Há cerca de 500 anos, o povo asteca já considerava o cacau mais do que um alimento. Naquela época, sua essência já era utilizada em banhos relaxantes. Além de possuir substâncias antioxidantes, os chocolates são ricos em vitaminas B1 e importantes para o crescimento e fortalecimento dos tecidos. Também há produtos feitos à base de cacau, que são indicados no combate à gordura localizada e à celulite.

Cafeína

O acúmulo de gordura e água prejudica a circulação sangüínea e linfática, dificultando o metabolismo do organismo, favorecendo assim o aparecimento da celulite e o armazenamento maior de gordura. Infelizmente, nas mulheres essa retenção de líquidos forma a tão temida celulite. A cafeína consegue fazer com que a circulação sanguínea melhore, por isso é muito usada em cremes anticelulite.

CONSULTE SEU DERMATOLOGISTA

segunda-feira, 21 de abril de 2008

21 Escorregões Explicam Por Que Você Não Emagrece

O ponteiro da balança só desce quando as birras ficam de lado
Você vive de dieta, mas o ponteiro da balança parece conspirar contra você. Ele permanece estável, sem levar em consideração todo o esforço que você anda fazendo para manter a boca controlada. Antes de colocar toda a culpa em cima da balança e achar que tudo não passa de uma rixa pessoal, cheque a lista abaixo com 21 motivos que fazem você não emagrecer. Além de apontá-los, a responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella, ensina como inverter o jogo a seu favor.

1-Esquecer de pôr fibras no cardápio.

As fibras estão relacionadas à maior saciedade. Ou seja, menos fibras é igual a mais comida e, portanto, mais calorias. Cereais integrais, frutas, legumes e verduras respondem como boas fontes do nutriente. Provavelmente, uma alimentação carente nestes alimentos é composta por ingredientes mais calóricos, o que leva ao ganho de peso.

2- Repetir sempre o mesmo menu.

Pessoas que desejam emagrecer seguindo uma alimentação monótona desistem mais fácil do projeto de emagrecimento , constata Roberta. Variar os tipos de alimentos, texturas e sabores é um dos segredos para perder peso com saúde.

3- Pular refeições.

Ao pular refeições, você só faz com que a fome se acumule. Fome acumulada pode significar descontrole e excesso alimentar em algum período do dia , alerta Roberta. Além disso, não realizar, pelo menos, cinco refeições por dia, faz com que a quantidade de nutrientes importantes para o corpo não seja fornecida adequadamente.

4- Estipular metas difíceis de serem atingidas.

Segundo a responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella, estabelecer metas de grande perda de peso, em pouco tempo, pode surtir efeito contrário e levar à desistência do projeto. Estabeleça pequenas metas durante o processo de emagrecimento. As vitórias ao longo do caminho servem como estímulo e mostram que é possível chegar ao peso desejado , aconselha.

5- Beber pouca água Zero calorias e muitos benefícios.

Mesmo assim, muita gente faz cara feia na hora de beber água (2 litros é a dose mínima por dia). Além de fundamental para se manter bem hidratado, o consumo de água durante o dia retarda a sinalização de fome. Portanto, ela está envolvida com a menor ingestão de alimentos, diminuindo as calorias diárias.

6- Comer depressa demais.

Quando você faz refeições rápidas demais não dá o tempo necessário para o cérebro entender que o estoque de alimentos foi reposto e que, portanto, você pode parar de comer. De acordo com Roberta Stella, é preciso reservar, pelo menos, 30 minutos para fazer as refeições. Ingira os alimentos calmamente, em um ambiente tranquilo, evitando comer na frente do computador ou da televisão , completa.

7- Extrapolar na quantidade dos alimentos.

A moderação é mais um segredo para ver o ponteiro da balança descer. Ingerir uma quantidade de alimentos além da necessária leva ao excesso calórico que, por sua vez, resulta no ganho de peso.

8- Dar importância desmedida ao regime.

Focar toda a sua atenção à dieta, não é nada estimulante. Pensar no cardápio equilibrado a todo momento leva a uma sensação de privação e punição por ter adquirido os quilinhos extras. Veja positivamente sua mudança de hábitos alimentares. Quando menos esperar, o emagrecimento vai aparecer , incentiva a nutricionista.

9- Beliscar o tempo todo.

Beliscar o dia todo faz com que você perca a noção da quantidade de alimentos ingeridos , afirma Roberta. O melhor a fazer é estipular horários para pequenos lanches entre as refeições principais. Isso ajuda muito a evitar qualquer tipo de excesso , garante a especialista.

10- Dispensar legumes e verduras.

Fazer dieta, para você, é sinônimo de cortar calorias (a inclusão de alimentos saudáveis é só um adicional). Grande engano, já que legumes e verduras são indispensáveis na mesa. Além dos inúmeros nutrientes que oferecem, os vegetais são ricos em fibras e saciam sua fome mais rapidamente. Deixar de ingeri-los leva a um maior consumo de alimentos e calorias, prejudicando assim, o emagrecimento.

11- Ignorar as informações dos rótulos.

As informações contidas nos rótulos dos alimentos são as melhores armas para os consumidores encherem o carrinho de compras saudáveis. Analisando as tabelas, dá para saber se a porção do alimento tem calorias excessivas, nutrientes importantes, ou ainda, se é rica em gorduras e açúcares.

12- Sofrer com a ansiedade pelos resultados.

Evite se pesar em diversos momentos do dia. A variação apontada pela balança é normal em diferentes horários e até em dias consecutivos. Essas mudanças, principalmente quando o ponteiro sobe, podem desanimar quem está de dieta , conta Roberta Stella, nutricionista do Minha Vida. Por isso, pese-se somente a cada sete dias, com menos roupas possíveis, no mesmo horário e na mesma balança.

13- Cometer deslizes nos finais de semana.

Muitas pessoas fazem um pequeno deslize se transformar em início da desistência do projeto de emagrecimento. Para se prevenir, fuja de situações que incentivam o excesso. Caso já tenha extrapolado, volte à dieta logo em seguida, sem restrições exageradas para compensar as calorias a mais , ensina a especialista.

14- Não praticar exercícios.

Por aumentar o gasto calórico, as atividades físicas são excelentes meios para acelerar o emagrecimento. Outros pontos positivos dos exercícios é que eles diminuem a porcentagem de gordura corporal e aumentam a massa magra. Como os músculos queimam mais calorias, as atividades físicas ainda ajudam na manutenção do peso.

15- Ser fã dos chopinhos nas happy hours.

O típico encontro com os amigos após o expediente pode ser uma armadilha para quem quer emagrecer. Chope, batata frita, amendoim e salgadinhos esbanjam calorias e nunca faltam nas happy hours. Você não precisa deixar de sair com os amigos, mas proponha bares e restaurantes que oferecem opções de petiscos mais saudáveis.

16- Não substituir as frituras pelos grelhados.

Se você ainda não se convenceu de que precisa substituir os alimentos fritos pelos grelhados, aí vai uma boa causa: eles têm o dobro ou mais calorias que suas versões assadas ou feitas na chapa. Prefira sempre o grelhado , enfatiza a responsável pela equipe nutricional do Minha Vida.

17- Ceder aos doces.

Na lista de campeões em gorduras e açúcares, os doces certamente levam a um excesso calórico. O conselho da nutricionista Roberta Stella é resistir ao máximo. Se a vontade for muita, opte pelas menores porções.

18- Acreditar em dietas milagrosas.

Segundo Roberta, as dietas altamente restritivas são caminho certo para o abandono do plano de emagrecimento. Opte por uma dieta equilibrada que faça com que a redução de peso seja gradual, mas efetiva , aconselha.

19- Deixar de incluir lanches entre as refeições principais.

Deixar intervalos grandes entre um prato principal e outro faz você chegar faminto às refeições. Não fique mais que quatro horas sem se alimentar. Garanta isso fazendo pequenos lanches , diz a nutricionista.

20- Exagerar na determinação.

Quando a vontade por alguma tentação aperta, você resiste bravamente. A atitude exemplar nem sempre é a mais ideal. Acumular vontade pode levar a um descontrole mais adiante , alerta Roberta Stella. Se a vontade de comer um doce for muito grande, por exemplo, coma um bombom ou uma barrinha pequena de chocolate. Assim, você evita comer a caixa de bombons inteira em algum outro momento.

21- Tomar refrigerantes.

Roberta explica que as bebidas gaseificadas dão uma falsa sensação de saciedade. O que acontece é que, logo após uma refeição, você volta a sentir fome mais cedo e passa a beliscar. Para acompanhar as refeições, opte por um copo de água ou de suco natural.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Receitas de Cremes Caseiros Para o Rosto e Corpo

Creme de abacate para dar brilho (cabelo)

Para todos os tipos de cabelo

Ingredientes
½ colher (de chá) de óleo de abacate (encontrado em lojas de produtos naturais)
½ abacate
2 colheres (de sopa) de iogurte natural

Bata os ingredientes no liquidificador. Passe a mistura nos fios e deixe agir por 30 minutos. Enxágüe com água fria.

Creme de camomila para combater manchas no rosto

Ingrediente
s

1 pepino
1/2 litro de água filtrada
20 colheres (de café) de camomila
2 colheres (de chá) de creme de arroz

Cozinhe a camomila com a água filtrada. Em seguida, bata o pepino com água da camomila e acrescente o creme de arroz. Aplique no rosto limpo e deixe agir por 30 minutos. Retire com água.

Anti-rugas e enrijecedor facial

Ingredientes

Salsinha
Abacate
Hortelã
Mel
Chá de camomila

Separe uma porção de cada ingrediente. Bata tudo no liquidificador. Aplique a mistura sobre o rosto. Deixe agir por 30 minutos. Lave o rosto com chá de camomila.

Mistura de óleos para combater a celulite

Ingredientes

100 ml de óleo de semente de uva
3 gotas de óleo essencial de alecrim
3 gotas de óleo essencial de lavanda

Junte os ingredientes e faça, com a mistura, uma massagem suave, circular e com leves pancadas com as mãos em concha nas partes do corpo afetadas pela celulite. Faça massagens diariamente para que os resultados sejam obtidos mais rápido.

Peeling caseiro de mamão e alecrim

Ingredientes

1 copo de iogurte desnatado sem sabor
2 colheres (de sopa) de aveia em pó
1 colher (de sopa) de polpa de mamão papaia passada na peneira
Folhas frescas de alecrim

Misture levemente a aveia em pó e a polpa de papaia ao iogurte. Aplique no rosto limpo uma camada espessa e homogênea. Cubra as folhas de alecrim. Fique em repouso por 20 minutos, deitando com os pés ligeiramente acima do nível da cabeça. Retire a máscara com água fria e lave bem o rosto. Enxugue a pele e complemente o tratamento aplicando algum creme hidratante natural. O ideal é fazer esse peeling a cada 15 dias.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Como Funciona o Coração Cont....

Suprimento de sangue do coração

Irrigação sangüínea

As artérias coronárias são aquelas que tentamos manter limpas fazendo uma dieta saudável. Se as artérias coronárias estiverem bloqueadas, podemos sofrer um infarto do miocardio.
O coração, assim como qualquer outro órgão, precisa de sangue para fornecer oxigênio e outros nutrientes para funcionar. O coração não retira oxigênio e outros nutrientes do sangue que corre dentro dele; ele pega o sangue das artérias coronárias que o irrigam. Cerca de 4 a 5% do sangue de saída do coração vai para as artérias coronárias (225 ml/min).
Há duas artérias coronárias principais (figura 6) - a artéria coronária principal esquerda (1) e a artéria coronária direita (2) que sai da aorta. A artéria coronária principal esquerda é dividida em ramo descendente anterior esquerdo (3) e artérias circunflexas esquerdas (4). Cada artéria leva sangue para diferentes partes do músculo cardíaco e para o sistema elétrico.


O coração também tem veias que coletam o sangue pobre em oxigênio do músculo cardíaco. A maioria das veias principais do coração (veia cardíaca magna, veia cardíaca menor, veia cardíaca média, veia cardíaca posterior do ventrículo esquerdo e veia oblíqua do átrio esquerdo) drena para o sino coronário, que se abre no átrio direito.
A doença coranariana causada por obstrução em uma das artérias coronárias. Quando uma artéria coronária fica parcialmente obstruída, essa artéria não consegue fornecer sangue suficiente para o músculo cardíaco para atender suas necessidades durante um esforço. Quando alguém com doença coronariana faz um esforço, sente dores no peito. Isto acontece devido à falta de sangue e oxigênio em alguma parte do músculo cardíaco, e é chamado angina. Se a obstrução piora (episódios mais freqüentes de angina, com menos esforço), uma condição chamada angina instável pode ocorrer. O ataque cardíaco acontece quando uma artéria coronária fica totalmente bloqueada e nenhum sangue chega ao músculo cardíaco na área irrigada por essa artéria. Também causa dores no peito e morte do músculo cardíaco servido pela artéria bloqueada.


Fatos interessantes sobre o coração

Quantas vezes seu coração bate?

O batimento médio é de 72 vezes por minuto. Em um dia ele bate mais de 100 mil vezes. Em um ano o coração bate quase 38 milhões de vezes e quando você chega aos 70 anos, em média, seu coração bateu 2,5 bilhões de vezes!
A velocidade cardíaca muda com a idade?A pulsação (batimento cardíaco médio por minuto) de todo mundo muda com a idade. Aqui está um quadro com a pulsação média nas diferentes idades:



Quanto sangue seu coração bombeia?

Um coração normal bombeia 70 ml por batida. E, como já mencionamos, um batimento cardíaco normal é de 72 batidas por minuto. Portanto, um coração médio bombeia 5 litros por minuto. Em outras palavras, bombeia 7.200 litros por dia, quase 2.628.000 litros por ano ou 184.086.000 litros até os 70 anos de idade. Nada mal para uma bomba de 300 gramas!

terça-feira, 15 de abril de 2008

Como Funciona o Coração Cont...

Sistema elétrico

Você alguma vez já pensou no que faz seu coração bater? Como ele faz isso automaticamente, a cada segundo, a cada minuto, a cada hora de todos os dias?
A resposta está em um grupo de células especiais com habilidade de gerar atividade elétrica por conta própria. Estas células separam partículas carregadas. Depois disso, elas espontaneamente deixam vazar estas partículas carregadas para dentro das células. Isto produz impulsos elétricos nas células marca-passo espalhadas pelo coração, fazendo-o contrair. Estas células fazem isso mais de uma vez por segundo para produzir um ritmo cardíaco normal de 72 batimentos por minuto.

O marca-passo natural do coração é chamado nó sinoatrial (nó SA). Ele é localizado no átrio direito. O coração também contém fibras especializadas que conduzem o impulso elétrico do marca-passo (nó SA) para o resto do coração.


O impulso elétrico sai do nó SA (1) e vai para o átrio direito e esquerdo, fazendo-os contraírem juntos. Isso leva 4 segundos. Há então um atraso natural para permitir que os átrios contraiam e os ventrículos se encham de sangue. O impulso elétrico então vai para o nó atrioventricular (nó AV) (2). Depois, o impulso elétrico vai para o feixe de Hiss (3) e se ramifica nos feixes direito e esquerdo (4) onde se espalha rapidamente usando as fibras de Purkinje (5) para os músculos do ventrículo direito e esquerdo, que se contraem ao mesmo tempo.

Qualquer tecido elétrico do coração tem a habilidade de ser um marca-passo. Porém, o nó SA gera um impulso elétrico mais rápido do que os outros tecidos, então normalmente é ele que controla. Se o nó SA falhar, as outras partes do sistema elétrico podem assumir o controle, mesmo que usando uma velocidade mais lenta.

Apesar das células marca-passo criarem o impulso elétrico que faz o coração bater, outros nervos podem mudar a velocidade de disparo dessas células e a força de contração do coração. Esses nervos são parte do sistema nervoso autônomo. O sistema nervoso autônomo tem duas partes; o sistema nervoso simpático e o sistema nervoso parassimpático. Os nervos simpáticos aumentam a velocidade do coração e sua força de contração. Os nervos parassimpáticos fazem o oposto.
Toda essa atividade produz ondas elétricas que podemos medir. A medida é representada como um gráfico chamado eletrocardiograma (ECG). Aqui está um exemplo de três batimentos cardíacos em um ECG.



Cada parte do traçado tem o nome de uma letra:

onda P - coincide com a propagação da atividade elétrica nos átrios e começo de sua contração.

complexo QRS - coincide com a propagação da atividade elétrica nos ventrículos e começo de sua contração.

onda T - coincide com a fase de recuperação dos ventrículos.
Anormalidades do sistema elétrico podem variar de batimentos prematuros secundários (palpitação) que não precisam de tratamento, até batimento lento ou irregular com risco de morte, que precisa de um marca-passo artificial.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Como Funciona o Coração Cont..

Fluxo sangüíneo do coração

Todo o sangue entra no lado direito do coração por duas veias: a veia cava superior (VCS) e a veia cava inferior.
A VCS coleta o sangue da metade superior do corpo e a VCI coleta o sangue da metade inferior do corpo. O sangue sai da VCS e VCI e entra no átrio direito (AD) (3).
Quando o AD contrai, o sangue sai pela válvula tricúspide (4) e entra no ventrículo direito (VD) (5). Quando o VD contrai, o sangue é bombeado pela válvula pulmonar (6), para a artéria pulmonar (AP) (7) e para os pulmões, onde pega oxigênio.


Por que isso acontece desta maneira? Porque o sangue que retorna do corpo é relativamente pobre em oxigênio. Ele precisa ficar cheio de oxigênio antes de retornar ao corpo. Então o lado direito do coração bombeia o sangue para os pulmões para pegar oxigênio antes de ir ao lado esquerdo do coração, de onde volta ao corpo cheio de oxigênio.
O sangue agora retorna dos pulmões para o coração pelas veias pulmonares (8) e vai para o átrio esquerdo (AE) (9). Quando o AE contrai, o sangue vai pela válvula mitral (10) para o ventrículo esquerdo (VE) (11). O VE é uma câmara muito importante que bombeia o sangue pela válvula aórtica (12) para a aorta (13). A aorta é a artéria mais importante do corpo. Ela recebe todo o sangue bombeado pelo coração e distribui para o resto do corpo. O VE tem um músculo mais grosso que as outras partes do coração, porque precisa bombear sangue para todo o corpo contra uma pressão muito mais alta na circulação geral (pressão sangüínea).


Aqui está uma recapitulação do que já discutimos. O sangue do corpo flui:

para a veia cava superior e inferior
então para o átrio direito
pela válvula tricúspide
para o ventrículo direito
pela válvula pulmonar
para a artéria pulmonar
para os pulmões

O sangue pega oxigênio nos pulmões e vai:

para as veias pulmonares
para o átrio esquerdo
pela válvula mitral
para o ventrículo esquerdo
pela válvula aórtica
para a aorta
para o corpo

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Como Funciona o Coração Cont.

Câmaras e válvulas

O coração é dividido em quatro câmaras:

  • átrio direito (AD)
  • ventrículo direito (VD)
  • átrio esquerdo (AE)
  • ventrículo esquerdo (VE)



Cada câmara tem um tipo de válvula unidirecional em sua saída que evita que o sangue retorne. Quando cada câmara se contrai, a válvula em sua saída se abre. Quando a contração termina, a válvula se fecha evitando que o sangue retorne na direção contrária.
  • a válvula tricúspide fica na saída do átrio direito.
  • a válvula pulmonar fica na saída do ventrículo direito.
  • a válvula mitral fica na saída do átrio esquerdo.
  • a válvula aórtica fica na saída do ventrículo esquerdo.

Quando o músculo cardíaco se contrai ou bate (chamada sístole), ele bombeia o sangue para fora do coração. O coração contrai em dois estágios. No primeiro estágio, os átrios se contraem ao mesmo tempo, bombeando o sangue para os ventrículos. Então os ventrículos se contraem juntos para empurrar o sangue para fora do coração. Depois o músculo cardíaco relaxa (chamada diástole) antes da próxima batida. Isso permite que o sangue preencha o coração novamente.
Os lados direito e esquerdo do coração têm funções separadas. O lado direito coleta sangue venoso (pobre em oxigênio) do coração e bombeia para os pulmões, onde o sangue pega oxigênio e libera dióxido de carbono. O lado esquerdo do coração coleta o sangue arterial (rico em oxigênio) dos pulmões e bombeia para o corpo, para que todas as células recebam oxigênio adequadamente.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Como Funciona o Coração

Introdução



Todo sabemos que o coração é um órgão vital. Não podemos viver sem nosso coração. Porém, sendo muito direto, o coração é apenas uma bomba. Uma bomba importante e complexa, mas ainda assim, apenas uma bomba e, como qualquer outra bomba, pode entupir, quebrar e precisar de conserto. É por isso que é importante saber como funciona o coração. Com um pouco de conhecimento sobre o que é bom ou ruim para ele, você pode reduzir significativamente o risco de ter uma doença cardíaca.
As doenças cardíacas são a causa principal de mortes nos EUA e no Brasil 300 mil brasileiros morrem do coração todos os anos. Isso significa uma morte a cada 44 segundos. A boa notícia é que essa taxa está caindo. Infelizmente, as doenças cardíacas causam morte súbita e muitas pessoas morrem antes de chegar ao hospital.
O coração também tem um lugar especial em nossa psique coletiva. Ele é sinônimo de amor, mas tem outras associações também. Veja aqui alguns exemplos:


ter coração - ser piedoso
mudar o coração - mudar de idéia
saber algo de cor (de coração) - memorizar algo
coração partido - perder um amor
sentir do fundo do coração - sentir profundamente
ter um bom coração - ser bom
sem coração - maldoso
coração pesado - tristeza
ouvir seu coração - seguir sua intuição Certamente nenhum outro órgão do corpo traz à tona tanto sentimento.


Neste artigo, estudaremos este órgão importante para que possamos entender o que faz seu coração bater.
O coração é músculo oco em forma de cone, localizado entre os pulmões e atrás do esterno (osso do peito). Dois terços do coração fica ao lado esquerdo da linha mediana do corpo e 1/3 à direita (veja a figura)


O ápice (ponta final) aponta para baixo e para a esquerda. Ele tem 12 cm de comprimento, 8-9 cm de largura e 6 cm da frente para trás e é mais ou menos do tamanho do seu punho. O peso médio do coração de uma mulher é 250 g e de um homem 300 g. O coração representa menos de 0,5% do peso total do corpo.
Ele tem três camadas: a camada lisa, dentro do coração, é chamada endocárdio, a camada média do músculo cardíaco é chamada miocárdio, ele é rodeado por uma película chamada pericárdio.


O som do coração

Quando alguém escuta seu coração com um estetoscópio, os som é freqüentemente descrito como tum-tuum tum-tuum. O som da primeira batida do coração (tum) é provocado pela aceleração e desaceleração do sangue e por uma vibração do coração no momento em que as válvulas tricúspede e mitral se fecham. A segunda batida do coração (tuum) é causada pela mesma aceleração e desaceleração do sangue e vibrações no momento que que as vávulas pulmonar e aórtica se fecham.

Continua Amanhã...

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Como Aliviar a Dor no Pescoço Cont.

Sugestões para aliviar a dor no pescoço

Livre-se dessa dor no pescoço prestando atenção nas recomendações a seguir.

Descanse- uma das maneiras mais simples de aliviar a dor é deitar e deixar que os músculos do pescoço se recuperem. Mas não use um travesseiro alto que deixe seu pescoço dobrado.

Coloque gelo- o gelo ameniza efetivamente a dor e diminui a inflamação. Coloque gelo triturado em uma sacola plástica e cubra a sacola com uma fronha (o tecido de toalha é muito grosso para passar o frio com eficácia). Aplique a compressa de gelo no pescoço por 15 minutos de uma vez.

Aqueça-o- o calor aumenta a circulação e pode ser eficaz no alívio da tensão muscular. Use uma toalha úmida ou uma bolsa de água quente, ou, então, fique embaixo do chuveiro quente. Mas não faça isso por muito tempo. O calor em excesso pode piorar os sintomas e causar mais dor. Talvez você queira fazer a aplicação quente e em seguida alguns minutos de tratamento frio.
Relaxe- o estresse emocional pode provocar tensão muscular. Preste atenção no que o estressa: o percurso até o trabalho, sua afobação para preparar o jantar toda noite, as reuniões com o chefe, e assim por diante. Depois de identificar os causadores mais comuns do seu estresse, seja criativo e pense em como reduzi-lo. Uma forma de controlar o estresse é através de técnicas de relaxamento, como o relaxamento progressivo ou a respiração abdominal.

Para fazer o relaxamento progressivo, procure um lugar calmo onde você não seja incomodado. Sente ou deite e feche os olhos. Então, começando com a cabeça e o pescoço e forçando todo o corpo para baixo, contraia intencionalmente os músculos da região e solte-os completamente.

Para fazer a respiração abdominal, sente e respire fundo, lentamente, de modo a encher o peito de ar, coloque uma mão no abdome para senti-lo dilatar e para confirmar que você está respirando profundamente. Em seguida, solte-o completamente, absorvendo suavemente em seu estômago. Respire lenta e profundamente durante alguns minutos (se fizer muito rápido, pode começar a hiperoxigenar).

Outras técnicas de relaxamento incluem meditação, ioga e exercícios. Além disso, talvez você queira desenvolver alguns de seus próprios métodos de relaxamento, como arranjar um passatempo ou ouvir a uma boa música. Faça aquilo que funcionar em você.

Use massagem- a massagem pode ajudar a diminuir a tensão dos músculos e dar um alívio temporário, além de ajudá-lo a dormir melhor. Primeiro, tome um banho quente para relaxar os músculos. Depois, peça a seu companheiro que passe óleo ou loção no pescoço e nos ombros, pressionando levemente com os dedos, em movimentos circulares. Em seguida, peça a ele que esfregue o pescoço e os ombros, fazendo movimentos firmes e prolongados de cima para baixo. Não se esqueça da região do tórax. Se ele não tiver boa vontade, tente esfregar seu próprio pescoço e o tórax com óleo ou loção por 10 ou 15 minutos.

Tome um analgésico que não precise de receita médica- os analgésicos vendidos diretamente, como a aspirina e o ibuprofeno, podem diminuir a dor e a inflamação. Se não puder tomar esses medicamentos porque é alérgico, tem problemas de estômago ou por qualquer outro motivo, experimente o acetaminofeno; ele não diminuirá a inflamação, mas ajudará a aliviar a dor.

Tenha boa postura- a dor no pescoço tem muito mais relação com a postura do que as pessoas imaginam. A cabeça e a espinha se equilibram em relação à gravidade. Quando a má postura força a lombar para frente, a parte superior das costas vai para trás para compensar. Em resposta, o pescoço é forçado para frente.

Você pode usar uma parede para ajudar a alinhar seu corpo corretamente e melhorar a postura: vire de costas para a parede e incline o corpo para frente alguns centímetros; suas nádegas e seus ombros devem tocar a parede, e a parte de trás da cabeça deve ficar próxima à ela; mantenha seu queixo firme; agora, afaste-se da parede; volte e veja sua posição; tente manter essa postura durante todo o dia.

Mantenha a boa forma- estar acima do peso também força os músculos do corpo, incluindo os do pescoço.

Fortaleça os músculos do estômago- assim como a má postura e a obesidade podem causar tensão muscular no pescoço, pouco tônus nos músculos do estômago força a parte superior das costas para trás e o pescoço para frente. Faça exercícios, como curvar-se com os joelhos dobrados (feitos basicamente sentado, em que você levanta somente a cabeça e a parte superior das costas, em vez de todo o dorso, fora do chão) para fortalecer os músculos abdominais.

Faça exercícios para o pescoço- dois tipos de exercícios para o pescoço podem ajudar a aliviar e prevenir a dor: exercícios leves de movimentos variáveis e exercícios isométricos. Faça compressa quente no pescoço antes de fazer os exercícios. Cada exercício deve ser feito cinco vezes por sessão, três sessões por dia.

Os exercícios de movimentos variados ajudam a alongar os músculos do pescoço. Sente-se ereto, porém relaxado. Lentamente, vire sua cabeça para a direita, o máximo que puder, mantenha-se nessa posição e volte ao centro. Repita o movimento para a esquerda. Então, baixe o queixo lentamente em direção ao tórax, mantenha-se nessa posição e relaxe. Levante a cabeça. Agora, incline a cabeça em direção ao ombro esquerdo, mantenha-se nessa posição e volte ao centro. Faça o mesmo com o lado direito.

Os exercícios isométricos são realizados contra resistência, mas sem mover a cabeça.
Experimente essa rotina:

- sente-se ereto e relaxado, coloque a mão na testa e pressione-a contra a palma da mão, de modo a impedir o movimento;

- coloque sua mão direita no lado direito da cabeça e pressione-a contra a mão (como se tentasse levar a orelha direita até o ombro), mas use a mão para impedir o movimento da cabeça. Faça o mesmo com o lado esquerdo;

- coloque as mãos atrás da cabeça, enquanto tenta empurrá-la para trás, impedindo seu movimento com as mãos;

- pressione a mão contra o lado direito do rosto, enquanto tenta girar a cabeça em direção ao ombro direito, impedindo o movimento com a mão. Repita, pressionando a mão esquerda contra o rosto, enquanto tenta olhar sobre o ombro esquerdo.

Mantenha a forma- quanto mais forte e flexível você estiver, menor a probabilidade de sofrer dores no pescoço. A natação é um dos melhores e mais completos exercícios para fortalecimento do pescoço e das costas.

Mantenha o trabalho no nível dos olhos- se o desconforto do seu pescoço começa no final dia, é provável que seu local de trabalho ou seus hábitos de trabalho sejam a causa do problema. As pessoas geralmente ficam com "dor no pescoço" de tanto ficarem olhando para baixo ou para cima, durante longos períodos, no trabalho. Se possível, sempre mantenha seu trabalho no nível dos olhos. Mude a altura de sua cadeira, mesa ou monitor, use um suporte para deixar os materiais de leitura e uma escadinha, banquinho ou um apoio mais alto para pegar alguma coisa no alto.

Faça intervalos freqüentes- mude a posição do corpo com freqüência, especialmente se tiver que ficar em uma posição fisicamente estressante. Levante e ande pelo menos uma vez a cada hora.

Esqueça hábitos que "forcem o pescoço"- você segura o telefone entre o pescoço e o ombro? Você geralmente dorme sentado em uma cadeira e levanta com a cabeça pendurada para trás ou com o queixo encostado no peito? Você lava sua cabeça na pia? Todos esses hábitos podem causar tensão no pescoço. Fique atento a esses hábitos que prejudicam seu pescoço e substitua-os por hábitos saudáveis.

Durma em um colchão firme- se você acorda de manhã com o pescoço duro ou dolorido, provavelmente seu colchão, travesseiro ou seus hábitos de sono sejam os culpados. Use um colchão firme e mantenha sua cabeça alinhada à coluna. Não durma de bruços, já que força a cabeça para cima. Evite travesseiros que sejam muito altos e duros e experimente travesseiros de pena ou de flocos de espuma, em vez de espuma de borracha.

Como você pode ver, muitos dos seus hábitos diários podem contribuir para a dor no pescoço. Siga os passos citados nesse artigo para manter seu pescoço firme e saudável.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Como aliviar a Dor no Pescoço

O pescoço

"Esse trabalho é insuportável" pode ser mais que uma simples expressão. Tensão no trabalho ou em casa, tarefas que requerem muita atenção, postura incorreta e até mesmo um colchão muito mole podem deixar o pescoço dolorido e duro. Naturalmente, algumas dores no pescoço são resultado de lesão ou doença, mas a maior parte delas deve-se a uma simples tensão muscular.

O pescoço, com sua grande mobilidade e estrutura intrínseca, fica particularmente vulnerável ao estresse e à tensão. A cabeça, que pesa entre 5kg e 10kg, é sustentada por um conjunto de sete ossos pequenos, chamados vértebras, e mantida no lugar por 32 músculos complexos.

Ligadas às vértebras, e localizadas entre elas, existem pelotas de cartilagem fibrosa chamadas de discos, que agem como almofadas, ou amortecedores de choque. Oito nervos, que transmitem as sensações (incluindo a dor), e quatro artérias principais, que conduzem o sangue, passam pelo pescoço e ligam a cabeça aos ombros, tórax e braços. A frágil medula espinhal passa pelo centro do conjunto de vértebras e é protegida por ele. Acrescente a essa estrutura complexa o fato de que o pescoço se move mais do que qualquer outra parte do corpo, e que você descobriu a fórmula para o problema.

É um círculo vicioso. Quando nossos músculos ficam tensos, seja por estresse físico ou emocional, o suprimento de sangue para os músculos diminui, provocando a dor. Essa dor faz com que os músculos fiquem mais tensos. É por esse motivo que a melhor maneira de aliviar a dor no pescoço é tentar eliminar ou diminuir o estresse físico ou emocional, além de tratar dos músculos.

Amanhã veremos como quebrar o ciclo tensão-dor e conheceremos novos hábitos que impedirão o desenvolvimento da tensão.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Proliferação de Mosquitos

MEDIDAS PREVENTIVAS P/ O CONTROLE DE MOSQUITOS:

1 - Evitar água parada.
2 - Sempre que possível, esvaziar e escovar as paredes internas de recipientes que acumulam água.
3 - Manter totalmente fechadas cisternas, caixas d` água e reservatórios provisórios tais como tambores e barris.
4 - Furar pneus e guardá -los em locais protegidos das chuvas.
5 - Guardas latas e garrafas emborcadas para não reter água.
6 - Limpar periodicamente, calhas de telhados, marquises e rebaixos de banheiros e cozinhas, não permitindo o acúmulo de água.
7 - Jogar quinzenalmente desisfetante ns ralos externos das edificações e nos internos pouco utilizados.
8 - Drenar terrenos onde ocorra formação de poças.
9 - Não acumular latas, pneus e garrafas.
10 - Encher com areia ou pó de pedra poços desativados ou depressões de terreno.
11 - Manter fossas sépticas em perfeitos estado de conservação e funcionamento.
12 - Colocar peixes barrigudinhos em charcos, lagos ou água que não possa ser drenada.
13 - Não despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos, mantendo - os desobstruídos.
14 - Manter permanentemente secos subsolos e garagens.
15 - Não cultivar plantas aquáticas .


Fonte: CVS

Receitas e dicas ecológicas

a - Para afugentar os mosquitos no lar, espalhar ao redor da casa, na sala, quartos, cozinha, corredor, etc, saquinhos pequenos cheios de canela. Funciona!

b - Proteção eficaz e cheirosa contra mosquitos. Limão com cravo-da-índia - meio limão espetado com cravos da índiaEste método caseiro é tão eficaz quanto os comercializados como a espiral..É muito mais eficiente que protetores elétricos ou velas.

c - Para mordidas de borrachudos, pernilongos ou qualquer inseto, passe óleo de cravo comprado em farmácia, é melhor que qualquer pomada.

d - ÓLEO DE ANDIROBA / ÓLEO DE CITRONELA Repelentes de insetos, inclusive os transmissores de febre amarela, dengue, elefantíase e malária. O óleo pode ser aplicado puro (em portas, janelas e pisos), utilizado na composição de velas ou colocado para queimar em tochas.Em velas, o efeito é conseguido após 48 horas de uso contínuo da vela (utilizar uma vela para cada 10 m2).

Vela: para cada 1 Kg de parafina colocar de 30 a 50 g de óleo de andiroba ou citronela. Produto inflamável: manter afastado de fogo e faíscas.

Solução ecologica

Citronela e lavanda são ótimos repelentes. Use telas protetoras nas janelas e mosquiteiros sobre as camas. Fonte: Greenpeace Brasil

O dengue

O mosquito da dengue costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa.O dengue pode ser transmitido por duas espécies de mosquitos (Aëdes aegypti e Aëdes albopictus), que picam durante o dia, ao contrário do mosquito comum (Culex), que pica durante a noite.

Recomendações para áreas de transmissão

O dengue é transmitido pela picada de mosquitos (mais comumente o Aëdes aegypti) que proliferam-se dentro ou nas proximidades de habitações. Esses mosquitos criam-se na água, obrigatoriamente. A fêmea do mosquito põe os ovos dentro de qualquer recipiente (caixas d'água, latas, pneus, cacos de vidro etc) que contenha água mais ou menos limpa, colando os ovos nas paredes dos recipientes, bem próximo da água. Os ovos ficam aderidos, e não morrem mesmo que o recipente fique seco. Não adianta, portanto, apenas substituir a água, mesmo que isso seja feito com freqüência. Desses ovos surgem as larvas, que, depois de algum tempo vivendo na água, vão formar novos mosquitos adultos.

O combate ao mosquito deve ser feito de duas maneiras: eliminando os mosquitos adultos e, principalmente, acabando com os criadouros de larvas. Para isso é importante que recipentes que possam encher-se de água sejam descartados ou fiquem protegidos com tampas. Qualquer recipiente com água e sem tampa, inclusive as caixas d'àgua, podem ser criadouros dos moquitos que transmitem dengue.

Para reduzir a população do mosquito adulto, é feita a aplicação de inseticida através do "fumacê", que deve ser empregado apenas quando está ocorrendo epidemias. O "fumacê" não acaba com os criadouros e precisa ser sempre repetido, o que é indesejável, para matar os mosquitos que vão se formando. Por isso, é importante eliminar os criadouros do mosquito transmissor. Além do dengue, se estará também evitando que a febre amarela, que não ocorre nas cidades brasileiras desde 1942, volte a ser transmitida.

As medidas eficazes, em residências, escolas e locais de trabalho, são:

- substituir a água dos vasos de plantas por terra e manter seco o prato coletor de água.

- utilizar água tratada com cloro (40 gotas de água sanitária a 2,5% para cada litro) para regar bromélias, duas vezes por semana.

- desobstruir as calhas do telhado, para não haver acúmulo de água.

- não deixar pneus ou recipientes que possam acumular água expostos à chuva.

- manter sempre tampadas as caixas d'água, cisternas, barris e filtros.

- acondicionar o lixo em sacos plásticos fechados ou latões com tampa.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Hidratação Caseira

Máscara hidratante para pele seca

Ingredientes:

1 banana nanica
1 colher de chá de leite
1 colher de chá de mel
1 colher de chá de farinha de aveia


Modo de preparo:

Amasse a banana com um garfo. em seguida, adicione o mel, o leite e a farinha.

Modo de aplicação:

Limpe a pele e espalhe o creme Por todo o rosto. Deixe agir por 30 minutos. Após isso, lave o rosto com água fria e em seguida, aplique um creme nutritivo ou regenerador. Repita o processo 3 vezes por semana.

Validade:

3 dias guardado em geladeira.

Máscara hidratante para pele oleosa

Ingredientes:

1 colher de sopa de gelatina incolor
1 xícara de chá de água filtrada
1 xícara de chá de suco de abacaxi
2 colheres de sopa de amido de milho


Modo de preparo:

Dissolva a gelatina em água fervente. Retire do fogo e adicione o suco de abacaxi. Deixe esfriar e acrescente o amido de milho, mexendo bem.

Modo de aplicação:

Limpe a pele e aplique a máscara. Após 30 minutos retire com água fria. Após este processo, aplique um gel para pele oleosa. Repita o processo 3 vezes por semana.

Validade:

3 dias guardado em geladeira.

Máscara para Cabelos Danificados

Ingredientes:

1/2 colher de sopa de alecrim
1 litro de água fervente
1 colher de sopa de vinagre de maça para cabelos escuros ou 1 colher de chá de suco de limão para cabelos claros.


Modo de preparo:

Faça um infusão do alecrim até a água esfriar. Coe e adicione o vinagre ou o limão.

Modo de aplicação:

Depois de lavar os cabelos, coloque um pouco desta mistura nos cabelos e massageie. Não enxágüe.

Como deixar o cabelo bonito e saudável

Depois de lavar os cabelos , enxágue-os com 4 colheres de sopa de vinagre de maçã diluidas em 3 copos de água. Isso fará com que ele fique bem bonito.

Como deixar o cabelo com brilho

Ingredientes:

1 xícara de leite quente
2 colheres de sopa de óleo de côco


Modo de preparo:

Deixe esfriar e aplique nos fios limpos. Envolva a cabeça com uma toalha quente e úmida. Deixe por 20 minutos e enxágue.

Cabelos com mais volume

Para seus cabelos ficarem com mais volume, evite secá-los com toalha (apenas tire o excesso de água). Nunca faça força na hora de secar, pois poderá deixá-los ressecados e quebradiços.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Mantendo a Elegância

Uma produção requer uma grande dose de sensatez, isto traduzido significa que o conjunto de peças a ser escolhido em seu guarda roupa pode transformar-se em uma bela obra ou num grande fracasso.
Sem sustos !
Consultores de moda já fizeram a experiência de buscar dentro do guarda roupa de pessoas dos mais variados tipos e gostos, peças que nunca foram usadas em conjunto e para a surpresa dos proprietários destas roupas, eles podiam andar na moda tranqüilamente sem cometer abusos e ainda sem gastar em novas peças e acessórios.
Já sabemos que a moda é cíclica, vêm e vai com grande frequência muitas vezes sofrendo poucas modificações. Porém a grande aliada de estarmos de bem com o guarda roupas nada mais é do que nossa própria imagem refletida no espelho. Também já foi dito por muitos que somos o que vestimos, ou seja, características de nossa personalidade acabam surgindo e se delatando através das roupas que usamos.
Portanto, antes de sair para qualquer local e ocasião é totalmente indispensável checar se estamos de acordo com o objetivo e, muito importante, diria de importância total para o seu bem, estar em completa harmonia com o tipo físico.


Veja a seguir alguma dicas de quem entende :

- Para a baixinha: se for esbelta, pode usar tudo. Para as gordinhas, a saia tem que estar acima do joelho;

- Para a alta: é indicado o uso de pantalonas e camisas masculinas;

- Para a gordinha: roupas escuras, camisas e saias retas;

- Para a magra demais: o maiô é mais indicado que o biquíni;

- Para a negra: cores fortes, como os tons de azul;

- Para quem tem cabelos curtos: se tiver pescoço bonito, pode usar colares, gargantilhas e golas altas;
- Para quem tem cabelos compridos: o meio-coque com fios soltos e gola careca é perfeito;

- Para a loura: o preto fica muito bem. Tons dourados também;

- Para quem tem pouco busto: tudo, menos silicone!
- Para quem tem busto grande: decotes altos, nunca! Os "Vs" e os "Us" ficam muito bem.

- Para a de quadril largo: se as pernas forem compridas e a cintura fina, calças e saias retas;

Importante:



Fonte: Marília Carneiro (site revista Claudia)

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Reparadores de Pontas ou Silicones?


Deixar os fios brilhantes e sem arrepiados é o desejo de todas nós, mas fique atenta, pois alguns reparadores de pontas ou silicones contêm muito óleo.

Os reparadores de pontas e silicones têm o poder de alinhar e dar brilho aos fios, manter a hidratação e proteger os cabelos. Um profissional vai saber lhe indicar um bom produto, livre de óleos que se acumulam nos fios.

Dependendo do tratamento que você está fazendo e do seu tipo de cabelo, será lhe fornecido a melhor forma de uso do produto. C

abelos oleosos devem ter cuidado com reparadores de pontas que contenham muito óleo. Alguns produtos deixam resíduos nos fios que, em contato com o sol e a poluição, podem oxidar os cabelos.

Faça um teste. Aplique uma gota do seu reparador de pontas na palma da mão, friccione-as. Se, em alguns minutos, a mão estiver praticamente seca, o produto é livre de óleo.

Existem outras formas de uso do produto como, por exemplo, adicionar algumas gotas ao seu creme de pentear, isso vai fazer o volume dos fios diminuir bastante.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Como Funciona o Efeito Sanfona (Fim)

Dicas Para Manter o Peso

Muitas pessoas simplesmente mantêm o peso ao longo da vida e não precisam se preocupar com o “efeito sanfona”. Mas, aqui vão alguns conselhos para os que estão acima do peso:



Evite ler matérias sensacionalistas. Leitores de revistas de dietas da moda são mais propensos ao efeito sanfona.
Evite também produtos “milagrosos” que prometem perda de muitos quilos em pouco tempo.
Procure manter uma alimentação balanceada
Procure exercitar-se com freqüência
Se você é obeso ou está acima do peso, procure tratamentos com médicos e nutricionistas reconhecidos.