Você. a cada dia mais bela!

CurtaCurta

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Como Funciona o Coração Cont..

Fluxo sangüíneo do coração

Todo o sangue entra no lado direito do coração por duas veias: a veia cava superior (VCS) e a veia cava inferior.
A VCS coleta o sangue da metade superior do corpo e a VCI coleta o sangue da metade inferior do corpo. O sangue sai da VCS e VCI e entra no átrio direito (AD) (3).
Quando o AD contrai, o sangue sai pela válvula tricúspide (4) e entra no ventrículo direito (VD) (5). Quando o VD contrai, o sangue é bombeado pela válvula pulmonar (6), para a artéria pulmonar (AP) (7) e para os pulmões, onde pega oxigênio.


Por que isso acontece desta maneira? Porque o sangue que retorna do corpo é relativamente pobre em oxigênio. Ele precisa ficar cheio de oxigênio antes de retornar ao corpo. Então o lado direito do coração bombeia o sangue para os pulmões para pegar oxigênio antes de ir ao lado esquerdo do coração, de onde volta ao corpo cheio de oxigênio.
O sangue agora retorna dos pulmões para o coração pelas veias pulmonares (8) e vai para o átrio esquerdo (AE) (9). Quando o AE contrai, o sangue vai pela válvula mitral (10) para o ventrículo esquerdo (VE) (11). O VE é uma câmara muito importante que bombeia o sangue pela válvula aórtica (12) para a aorta (13). A aorta é a artéria mais importante do corpo. Ela recebe todo o sangue bombeado pelo coração e distribui para o resto do corpo. O VE tem um músculo mais grosso que as outras partes do coração, porque precisa bombear sangue para todo o corpo contra uma pressão muito mais alta na circulação geral (pressão sangüínea).


Aqui está uma recapitulação do que já discutimos. O sangue do corpo flui:

para a veia cava superior e inferior
então para o átrio direito
pela válvula tricúspide
para o ventrículo direito
pela válvula pulmonar
para a artéria pulmonar
para os pulmões

O sangue pega oxigênio nos pulmões e vai:

para as veias pulmonares
para o átrio esquerdo
pela válvula mitral
para o ventrículo esquerdo
pela válvula aórtica
para a aorta
para o corpo

Nenhum comentário: