Você. a cada dia mais bela!

CurtaCurta

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Como Funciona o Coração Cont....

Suprimento de sangue do coração

Irrigação sangüínea

As artérias coronárias são aquelas que tentamos manter limpas fazendo uma dieta saudável. Se as artérias coronárias estiverem bloqueadas, podemos sofrer um infarto do miocardio.
O coração, assim como qualquer outro órgão, precisa de sangue para fornecer oxigênio e outros nutrientes para funcionar. O coração não retira oxigênio e outros nutrientes do sangue que corre dentro dele; ele pega o sangue das artérias coronárias que o irrigam. Cerca de 4 a 5% do sangue de saída do coração vai para as artérias coronárias (225 ml/min).
Há duas artérias coronárias principais (figura 6) - a artéria coronária principal esquerda (1) e a artéria coronária direita (2) que sai da aorta. A artéria coronária principal esquerda é dividida em ramo descendente anterior esquerdo (3) e artérias circunflexas esquerdas (4). Cada artéria leva sangue para diferentes partes do músculo cardíaco e para o sistema elétrico.


O coração também tem veias que coletam o sangue pobre em oxigênio do músculo cardíaco. A maioria das veias principais do coração (veia cardíaca magna, veia cardíaca menor, veia cardíaca média, veia cardíaca posterior do ventrículo esquerdo e veia oblíqua do átrio esquerdo) drena para o sino coronário, que se abre no átrio direito.
A doença coranariana causada por obstrução em uma das artérias coronárias. Quando uma artéria coronária fica parcialmente obstruída, essa artéria não consegue fornecer sangue suficiente para o músculo cardíaco para atender suas necessidades durante um esforço. Quando alguém com doença coronariana faz um esforço, sente dores no peito. Isto acontece devido à falta de sangue e oxigênio em alguma parte do músculo cardíaco, e é chamado angina. Se a obstrução piora (episódios mais freqüentes de angina, com menos esforço), uma condição chamada angina instável pode ocorrer. O ataque cardíaco acontece quando uma artéria coronária fica totalmente bloqueada e nenhum sangue chega ao músculo cardíaco na área irrigada por essa artéria. Também causa dores no peito e morte do músculo cardíaco servido pela artéria bloqueada.


Fatos interessantes sobre o coração

Quantas vezes seu coração bate?

O batimento médio é de 72 vezes por minuto. Em um dia ele bate mais de 100 mil vezes. Em um ano o coração bate quase 38 milhões de vezes e quando você chega aos 70 anos, em média, seu coração bateu 2,5 bilhões de vezes!
A velocidade cardíaca muda com a idade?A pulsação (batimento cardíaco médio por minuto) de todo mundo muda com a idade. Aqui está um quadro com a pulsação média nas diferentes idades:



Quanto sangue seu coração bombeia?

Um coração normal bombeia 70 ml por batida. E, como já mencionamos, um batimento cardíaco normal é de 72 batidas por minuto. Portanto, um coração médio bombeia 5 litros por minuto. Em outras palavras, bombeia 7.200 litros por dia, quase 2.628.000 litros por ano ou 184.086.000 litros até os 70 anos de idade. Nada mal para uma bomba de 300 gramas!

Nenhum comentário: