Você. a cada dia mais bela!

CurtaCurta

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

10 rituais de beleza que devem ser feitos antes de viajar


Antes de fechar as malas rumo às férias de verão, alguns cuidados são essenciais para evitar dores de cabeça durante e depois da viagem. Pele, unhas, cabelos, corpo e mente podem (e devem!) ser preparados para encarar o tão sonhado destino sem grilos.

Confira as dicas:
1ª Dica: Pele vitaminada já
Segundo o dermatologista Jardis Volpe, da Clínica Volpe (SP), o preparo da pele deve começar um mês antes da exposição solar. Uma dica é utilizar produtos vitamínicos que protegem a cútis do sol, possibilitando também um bronzeado mais duradouro. "Produtos ácidos que descamam a pele devem ser evitados. Já os ativos antioxidantes e clareadores são bem-vindos e devem ser utilizados diariamente", afirma o médico.

2ª Dica: Xô, bronzeamento artificial
Bronzear-se artificialmente antes de viajar pode trazer riscos. Segundo Dr. Volpe, o bronzeamento artificial com UVA deve ser evitado, uma vez que possui efeitos nocivos à pele: acelera o envelhecimento precoce e induz o câncer de pele.
Para conquistar o efeito bronzeado de forma saudável e gradual, o dermatologista sugere que a proteção solar do dia a dia seja mais leve (FPS 30), enquanto que a proteção durante o sol seja mais intensa (FPS 45 ou mais). Quem sofre com manchas deve evitar o sol e a exposição excessiva ao calor antes, durante e depois da viagem. "Para essas pessoas, recomenda-se o uso de protetores com cor. O dermatologista também está apto a prescrever ativos orais com efeito protetor", diz.

3ª Dica: Check up nos cabelos
Segundo a cabeleireira e visagista Cléa Valandro, do Salão Mystika Moda em Cabelo (SP), a maioria das mulheres deixa para tratar as madeixas na volta da viagem, mas esquece de ter cuidados básicos para evitar que os fios fiquem extremamente danificados durante o verão. "Antes de viajar, procure seu cabeleireiro para fazer um corte, seja para mantê-lo ou cortar as pontas e evitar o ressecamento. Além disso, invista em hidratações e agende os tratamentos químicos pelo menos um mês antes da viagem, evitando fios muito sensíveis no calor", aconselha Cléa.
O sol, o sal e o cloro são os grandes vilões dos cabelos, pois se acumulam no interior da fibra capilar, desestruturando-as. As consequências disso são os fios ressecados, sem brilho e mais propensos a quedas. Para a farmacêutica e consultora técnica da TAVE (SP), Anelise H. Leite Taleb, uma semana antes de viajar, após lavar os cabelos, o ideal é utilizar cremes sem enxágue ou hidratantes pré-sol para prevenir o ressecamento.
"Aplique xampu anti-resíduos a cada três dias: ele remove os resquícios de poluição e os cosméticos que ficam impregnados nos cabelos e impedem que os fios absorvam com eficácia os cremes nutritivos", recomenda. Mas atenção: essa dica só vale para quem não tem química no cabelos, como relaxamento e progressiva."Use também uma máscara hidratante após o xampu anti-resíduos. Para um resultado melhor, enrole uma toalha quente na cabeça e enxágue cinco minutos depois de espalhá-la", explica Anelise.

4ª Dica: Cuidados com as unhas
Se estiverem fracas, as unhas devem ser tratadas. "Problemas nas unhas podem significar doenças sistêmicas ou falta de vitaminas. Uma investigação dermatológica deve ser realizada por quem sofre desse problema crônico. Esmaltes fortalecedores também podem ser utilizados", recomenda Volpe.

5ª Dica: Atenção na depilação
"Para quem tem foliculite e tem tendência às manchas, recomendo evitar métodos que inflamam ainda mais os folículos pilosos", explica o dermatologista. Mas não se desespere, ainda há alternativas para quem sofre com as inflações: o método de depilação com linha é uma boa alternativa, assim como a depilação a laser, que, algumas vezes, pode ser utilizada mesmo durante o verão, em áreas como axilas e virilhas.

6ª Dica: Água, muita água para hidratar
Para a nutricionista Viviane Corrêa do Nascimento (SP), sucos e água são as melhores opções para os momentos que antecedem a viagem. "Refrigerantes não são boas opções, pois o gás pode provocar desconforto gástrico. Bebidas alcoólicas deverão ser esquecidas nesse momento", afirma a especialista.
Para a farmacêutica Anelise Taleb, os destinos que incluem águas termais são também ótimas escolhas para hidratar o corpo. "Águas termais trazem benefícios à pele, pois são altamente hidratantes, reduzem a irritação durante e após a exposição solar, além de extremamente refrescantes, revigorantes e remineralizantes, conclui.

7ª Dica: Alimentação leve
O dia que antecede a viagem exige cuidados redobrados com a alimentação. "Procure ter uma alimentação leve, rica em líquidos, vitaminas e minerais. Evite o consumo de pratos muito calóricos e gordurosos, para que não ocorram desconfortos, orienta Viviane e completa, "se a viagem for curta, até quatro horas, procure fazer uma refeição saudável antes e deixe para comer somente quando chegar ao local de destino. Também é importante levar água e algumas opções práticas, como barra de cereais, biscoito de água e sal, torradas e frutas".
No caso de viagens mais longas, o ideal é preparar sanduíches no dia anterior, embalá-los e mantê-los na geladeira até o momento de partir. Depois, aposte em geladeirinhas térmicas que possam manter o produto refrigerado por mais tempo.

8ª Dica: Acredite na vitamina C
Antes e depois de viagens longas, principalmente de avião, Anelise recomenda a ingestão de vitamina C em forma de pastilhas efervescentes com zinco ou o consumo de frutas cítricas. "A diferença de pressão que o corpo sofre acaba esgotando nossas reservas de vitamina C. Com isso, ganhamos resfriados ou, no mínimo, um dia de muito cansaço. Faça o teste e veja como a disposição muda e temos mais energia para curtir as férias", afirma a farmacêutica.

9ª Dica: Hidrate a pele
Além de tomar muita água, manter a pele hidratada com cremes é imprescindível antes, durante e depois da viagem. "Lugares onde o inverno é rigoroso exigem cremes bem hidratantes e com uma quantidade de óleo considerável. Ao contrário, para quem vai à praia ou a lugares altos, o essencial é um filtro solar no mínimo 30 e que contenha antioxidantes, explica Anelise.

10ª Dica: Banho de sal grosso
Dois dias antes da viagem, faça um banho de sal grosso. Coloque alecrim e óleo de oliva e esfregue por todo corpo, sem exceções. Assim, você retira as células mortas, auxilia a renovação celular, mas dá tempo para pele se recuperar antes da viagem, ensina Anelise.



Nenhum comentário: