Você. a cada dia mais bela!

CurtaCurta

sábado, 20 de outubro de 2012

Óleo de Rícino - Cabelos mais bonitos e sedosos

Tenho procurado receitas para cuidar dos meus cachos. Manter os cabelos crespos bem tratados e hidratados é extremamente difícil, ainda mais quando na correria do dia a dia não temos tempo nem para nos olhar no espelho. Nas minhas pesquisas encontrei vários tópicos sobre o assunto.

Primeiramente, vamos ver quais as propriedades do óleo de rícino que nossos avós tão sabiamente já utilizavam:

O óleo de rícino possui propriedades antiinflamatórias, antibacterianas e antifúngicas. Atua como um umectante, ajudando a manter os níveis de umidade. Um dos principais benefícios deste óleo, também conhecido como óleo de mamona, é sua capacidade de ajudar crescer e engrossar o cabelo. 
 
É também conhecido por sua utilização como laxante, purgativo e para cuidados com a pele (frieiras, hidratar cutículas, acne e queimaduras de sol, furúnculos, pele inflamada, manchascura fissuras nos tornozelos e pés, pode ser usado para rugas ao redor dos olhos). É usado como tratamento para dores musculares, infecções e inflamações. Esse óleo também é usado como um agente de cura natural com propriedades de limpeza e purificação, quando tomado internamente.

Como podemos ver, o campo de ação do óleo de rícino é bem amplo, mas você sabia que:

  • As propriedades germicidas, insecticidas e fungicidas do óleo de rícino protegem o couro cabeludo e o cabelo de infecções microbianas e fungicidas que causam a perda de cabelo?
  • O óleo de rícino dá ao cabelo um brilho saudável?
  • O óleo de rícino é facilmente absorvido pelo couro cabeludo?
Veja outros benefícios:
  1. É um excelente emoliente e umectante para pele e cabelo.
  2. É um tratamento para a perda de cabelo.
  3. Impede que o couro cabeludo fique seco. O couro cabeludo seco é uma das muitas razões por trás da perda de cabelo e problemas capilares.
  4. Excelente para a saúde do cabelo e couro cabeludo.
  5. Mantem o cabelo bem hidratado, evita que o couro cabeludo se torne seco.
  6. A aplicação regular de óleo de mamona no couro cabeludo e nas raízes vão fazer do cabelo seco, um cabelo macio e brilhante dentro de alguns meses. 
  7. Como umectante ajuda a manter o nível de umidade do cabelo e do couro cabeludo.
Se você fez uso de algum tratamento químico que danificou o seu couro cabeludo, saiba que o óleo de mamona ajuda no combate às infecções impedindo que os fios se tornem quebradiços promovendo, assim, um crescimento saudável.
Como usar?
Aqui vão algumas dicas de como utilizar o óleo de rícino:
Nos cílios, aplique um pouco de óleo sobre a base dos cílios, todas as noites antes de dormir e terá cílios mais grossos e mais cheios em algum tempo. 


Nas sobrancelhas, aplique um pouco de óleo sobre a sobrancelha rala para nascimento de novos fios.
Se o rímel ressecou, coloque gotinhas de óleo de rícino dentro do tubinho para dissolver o rímel. Você também pode utilizar um tubinho de rímel vazio e lavado para colocar óleo de rícino e usar à noite para passar nos cílios e nas sobrancelhas. 
No couro cabeludo, use como óleo de massagem, com a ponta dos dedos, aplique o óleo na raiz e no couro cabeludo. Depois de aplicar o óleo, cubra seu cabelo com uma touca, por 1 hora. Também pode fazer essa massagem à noite e lavar o cabelo no dia seguinte. Faça isso uma vez por semana durante dois a três meses para ver o resultado.

No condicionador, xampu, leave in ou máscara, adicionar um pouco do óleo no condicionador para aumentar o poder de hidratação. Comece com uma pequena quantidade.

Com outros óleos, pode misturá-lo com outros óleos (semente de uva, azeite de oliva, óleo de amêndoas) por causa de sua consistência super grossa e para amenizar o cheiro.

Com o creme yamasterol, e torná-lo mais leve, fácil de espalhar e aplicar nos cabelos secos ou molhados mecha por mecha, sempre enluvando, deixar na touca plástica por 1 hora. Depois basta lavar os fios com um xampu suave para remover o óleo de rícino.
Um pequeno tratamento
Máscara para ter um cabelo sedoso e brilhante
  
Você vai precisar de:


01 col. de chá de vinagre de maçã
01 col. de chá de glicerina
01 ovo
02 col. de sopa de óleo de rícino
  
Procedimento:

Misture o vinagre de maçã com a glicerina até que fique homogêneo. Acrescente um ovo batido. Misturar bem. Adicione o óleo de rícino e misture novamente. Aplique a máscara sobre todo o comprimento do cabeçp. Coloque uma touca plástica e cubra a cabeça com uma toalha. Deixe a máscara agir em seu cabelo por 2 horas. Depois, lave com xampu.
A máscara deve ser feita duas vezes por semana. Repita o processo por um mês. Depois, você pode fazer a máscara como prevenção – (Aplicar 1 vez a cada 2 semanas).

Resultado: cabelos saudáveis,  suave e encorpado.

10 comentários:

Anônimo disse...

realmente tem menos de 15 dias que estou usando o oléo de rícino e os fios que caíram,já estão crescendo novamente.
obrigada!

Unknown disse...

É isso aí, Greicyk! Não desista!!! Em breve farei outras postagens com receitinhas usando óleo de rícino e outros óleos vegetais que são maravilhosos para os fios!

Obrigada por acompanhar o blog!
Beijos

Unknown disse...

Oi linda! tudo bem?Esse oleo funciona mesmo?? Qto tempo pra perceber o resultado?? Tenho cabelo com progressiva .

Unknown disse...

Oi Linda! Tudo bem? Esse oleo funciona mesmo? Qto tempo pra ver o resultado?? Tenho cabelo com progressiva.

Unknown disse...

Olá Silvia!

O óleo de rícino funciona sim, mas, como todo tratamento natural leva um tempinho e requer persistência. Você pode utilizá-lo puro, no local onde você queira que o cabelo cresça, ou pode misturar duas tampinhas a sua máscara de hidratação preferida.

Cabelos são coisas misteriosas, quanto mais a gente cuida e se ama, mas lindos eles ficam.

Após minha gravidez tive problemas com queda de cabelo e cheguei a ficar "careca" na parte da frente, com cuidados diários e muita paciência, tudo voltou ao normal. Tenho cabelo crespo, muito cheios e não uso mais química desde os três meses do meu filho, que agora está com três anos (eu fazia relaxamento). Não sinto falta! Tinha os cabelos na cintura, tomei coragem e cortei tudo o que ainda permanecia com química. Faço cronograma capilar, mantenho-o hidratado e nutrido e não abro mão do óleo de rícino.

Continue usando o óleo, cuide-se bem, alimente-se bem e você ficará cada dia mais bela!

Beijos e obrigada por acompanhar o blog!

Unknown disse...

Oleo da semente de abobora é ótimo para fortalecer e dar brilho aos fios e tambem faz com que diminua a queda... adorei o post

Unknown disse...

Oleo da semente de abobora é ótimo para fortalecer e dar brilho aos fios e tambem faz com que diminua a queda... adorei o post

Unknown disse...

Oi, estou grávida e gostaria de saber se posso usar óleo de rícino no cabelo??

Unknown disse...

Oi, estou grávida e gostaria de saber se posso usar óleo de rícino no cabelo??

Unknown disse...

Você pofe usar sem medo. O óleo de rícino não possui contraindicações. Eu usei, pois meu cabelo caiu durante a gravidez. Bjs