Você. a cada dia mais bela!

CurtaCurta

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Bronquite

Introdução

A bronquite é uma doença respiratória que provoca inflamação e inchaço dos brônquios (as principais vias aéreas que ligam a traquéia e os pulmões). Quando as membranas mucosas que revestem esses tubos inflamam, as glândulas mucosas nas membranas se expandem e liberam mais muco. Os brônquios, já estreitados pelo inchaço, ficam mais obstruídos pelo excesso de muco. Esse muco deve ser eliminado para manter a árvore respiratória livre para a passagem normal do ar até os pulmões.

Essa doença provoca tosse freqüente, maior produção de muco e falta de ar. Quando ela é de curta duração, é chamada de bronquite aguda e geralmente vem acompanhada de febre e produção de secreção espessa e com mau cheiro. É difícil distinguir a bronquite da pneumonia e, geralmente, é necessário fazer um exame de raios-X do tórax para estabelecer o diagnóstico.

Quando os sintomas persistem por meses ou anos, é chamada de bronquite crônica. Em qualquer caso, a tosse acaba somente quando a origem da inflamação for eliminada ou superada e as paredes internas dos brônquios voltarem ao normal.

Complicações

A bronquite raramente é fatal, mas pode levar a outras complicações. Por exemplo, o funcionamento dos pulmões gravemente comprometidos pela bronquite crônica pode ficar tão limitado que o coração não recebe oxigênio adequado, resultando em morte. Além disso, a bronquite pode ser bastante séria quando ocorre com outras doenças respiratórias. É o caso das pessoas que sofrem de uma categoria de doenças respiratórias chamada de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Bronquite, enfisema e várias outras doenças são incluídas nessa categoria. O quadro clínico dessas doenças pode se superpor em uma mesma pessoa.

Causas

A bronquite ocorre quando os brônquicos estão infeccionados ou irritados. Um caso de resfriado comum ou gripe pode levar à bronquite aguda ou, menos freqüentemente, à bronquite crônica. A bronquite crônica é desencadeada mais comumente pela irritação constante devido às substâncias ambientais, como fumaça de cigarro, poeira e outros poluentes.

A fumaça de cigarro é a causa predominante de bronquite crônica. Cerca de 75% das pessoas que sofrem de bronquite são fumantes. Quando a fumaça do tabaco chega aos revestimentos brônquicos, ela interrompe a ação dos cílios (projeções semelhantes a pêlos que revestem as paredes brônquicas e levam para fora do pulmão o muco, pus, poeira e detritos, para que possam ser expelidos). Quando os cílios ficam estagnados pela fumaça, o pó e os detritos ficam presos no muco parado, irritando os brônquios delicados e, finalmente, criando um lugar propício à infecção.

A bronquite ocorre em cerca de 90% dos fumantes que vivem em ambientes poluídos ou que estão expostos à poeira. Os bebês e as crianças que têm bronquite crônica geralmente superam a doença.

Sintomas

A bronquite pode ser reconhecida por seu principal sintoma, a tosse persistente na tentativa de expelir o excesso de muco. A bronquite aguda pode ser acompanhada de rouquidão, desconforto no peito, febre leve, chiado e falta de ar. Nas crianças, a bronquite crônica pode surgir sozinha após várias infecções de curta duração. Nos adultos, o início da bronquite crônica é indicado por tosse regular e pigarro todos os dias de manhã. A tosse vai ficando mais persistente e o muco mais abundante à medida que a doença progride. Esses sintomas podem ser acompanhados de chiado no peito, falta de ar, infecções no peito e o aumento da freqüência cardíaca após os exercícios.

Com o passar dos anos, a bronquite crônica pode fazer com que os brônquicos fiquem gravemente obstruídos e, conseqüentemente, a respiração fica irreversivelmente debilitada. O coração, às vezes, aumenta de volume porque precisa bombear com mais força do que o normal para enviar o oxigênio necessário ao resto do corpo. As unhas, os lábios e a pele podem apresentar um tom azulado devido à falta de oxigênio.

Amanhã veremos como a bronquite é diagnosticada, tratada e prevenida.

Nenhum comentário: