Você. a cada dia mais bela!

CurtaCurta

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Cabelos Secos X Cabelos com Frizz


Algumas mulheres confundem os cabelos ressecados com os cabelos com frizz. Os dois tipos de fios, não necessariamente querem dizer a mesma coisa, existem diferenças. É possível uma mulher ter cabelos secos e com frizz, neste caso ela poderá usar vários tratamentos tanto para o ressecamento, quanto para diminuir o frizz.

Veja algumas diferenças básicas entre o frizz e o ressecamento:

Antes de tudo, "o que é frizz?"

O frizz são aqueles fios de cabelos que ficam arrepiados, todo pra cima, e quase nada consegue baixá-lo. Alguns produtos, pomadas por exemplo, conseguem domar o frizz. Geralmente são fios mais grossos e as vezes com ondas "frizadas" que ficam estáticos, duros, mesmo que você penteie todo o cabelo.

Já os cabelos secos, têm alguns sintomas:

Você sabe se o cabelo está seco se quando você os lava, eles ficam com um aspecto áspero ou ficam embaraçados facilmente. O cabelo seco também não tem elasticidade nos fios, quando você arranca um fio e puxa nas duas pontas ele não consegue esticar e voltar, o que o faz quebrar muito fácil com qualquer movimento um pouco mais forte. Quando os cabelos estão fracos, eles tendem a parecer "espigados" nas pontas e a cor é desbotada, sem vida.

Se você tem frizz e/ou cabelos ressecados, saiba que há salvação!

1. Hidrate sempre

A maioria das mulheres só percebe a importância da hidratação quando os cabelos já estão secos e o estrago feito. Acostume-se a hidratar sempre os fios mesmo que eles não precisem, assim você está atuando com a prevenção e será mais dificil que os cabelos ressequem. Hidrate no salão e mantenha em casa com cremes e máscaras específicas.

2. Aprenda a lavar os cabelos

A melhor forma de lavar bem os cabelos em casa é ter paciência e principalmente não esfregar muito forte, muito menos usar as unhas no couro cabeludo. Lave uma, duas e até três vezes com xampu os cabelos se estiverem muito sujos e com calma passe tranquilamente nos fios, fazendo movimentos circulares que servem tanto para limpar, quanto para massagear e incentivar o crescimento dos cabelos.

3. Retire todos os resíduos de produtos

Um costume antigo das mulheres é de não retirar todo o condicionador dos cabelos ao final do banho com a intenção de hidratar e deixar os fios macios. Esse erro bastante comum tem efeito contrário: resseca! E ainda pode dar caspa, causar pontas duplas e queimar os cabelos quando exposto ao sol. Para não ter problemas com restos de cremes, xampus e tinturas, use a cada 30 dias um xampu de limpeza profunda. E para quem não abre mão do creme, experimente um leave-in.

4. Proteja-se do sol

O sol também prejudica os cabelos, assim como o rosto e o corpo. Quando for a praia e à piscina, a dica é usar um creme sem enxágue, leave-in ou cremes com filtro solar. Lembre-se da dica anterior de usar o produto certo: não vale deixar condicionador, máscaras ou cremes normais no cabelo antes da exposição ao sol pois eles podem queimar os fios. Um horror! Então… leave-in neles.

5. Cuidados com os cabelos molhados

Não prenda muito forte os fios quando estiverem molhados. Esse costume pode facilmente quebrar os cabelos, pois quando estão molhados eles se tornam mais frágeis e ainda pode abafar o couro cabeludo e deixar o lugar propício a fungos. Se não tiver jeito e você tem que prender os fios, use elásticos forrados com tecido e não aperte muito forte. Evite fivelas e tiaras.

6. Use a chapinha só em cabelos secos

A chapinha de cabelos só deve ser usada em cabelos que estejam completamente secos, de preferência depois de terem sido escovados. Caso contrário, pode fazer partir facilmente o cabelo, quebrando-os. Atenção para alguns (poucos) modelos no mercado que servem para usar em cabelos úmidos. Mas preste bem atenção no modelo que irá usar para não queimar os cabelos.

7. Evite processos químicos

Seja qual for a química que pretende usar nos cabelos, escolha um bom profissional para fazer isso. Seja pintar, alisar ou descolorir… não tente fazer em casa sem ajuda. O cabeleireiro profissional vai fazer o teste de mecha antes pra saber se o seu cabelo irá resistir ao processo químico, sem isso pode ser muito arriscado.

Nenhum comentário: